Brevemente estará disponível mais informação sobre este monumento da freguesia de Alcaria.

fornea

É uma espécie de cratera aberta na serra. A entrada faz-se em Alcaria. Uma construção geológica espectacular, única no país. É um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 m de diâmetro e 250 m de altura de onde brota a ribeira da Fórnea.

Candidata às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, a Fôrnea tem sido, ao longo dos anos e dos séculos, local de passeios e visitas em todas as épocas do ano.

Se, em época de chuvas, nos atraem as várias nascentes que a rodeiam e as cascatas espectaculares, na Primavera há os cheiros e o colorido das flores das espinheiras, das maias, dos capuchos, das giestas, das albardeiras…ou no Verão a cor da flor do alecrim, do rosmaninho, da pimenteira, do tomilho, do poejo ou do funcho…

Nas Fontes de Baixo e nas Fontes de Cima se degustaram, no século passado, em saudável confraternização, magníficos “farnéis”, acompanhados da água pura das suas nascentes ou do vinho produzido nas nossas vinhas e, porque a tradição ainda é o que era, nos nossos dias continuam a realizar-se, pelas sombras da Fôrnea, belos “pic-nics” com iguarias semelhantes às de antigamente.

 agua-fornea1

Imagem de vestígios da antiga canalização da  água da Fôrnea.

Em 2013 decorreu na Fôrnea um concerto muito especial e original que permitiu recolher um conjunto variados de fotografias e vídeos. Seguem-se aqui alguns álbuns fotográficos e vídeos que mostram um pouco da beleza deste local:

covadavelhaCova da Velha – galeria horizontal com abertura a meia encosta, cota de 400 metros aproximadamente, permanentemente com água até meio percurso e que transborda em épocas de chuva, dando origem á Ribeira da Fôrnea.

Pena do Castelo – património natural riquíssimo, faz parte da identidade cultural dos alcarienses. Daqui se desfruta uma paisagem ímpar com inúmeras lapas e taliscas. Aqui, também é o habitat natural do bufo - real, a maior ave de rapina, nocturna, da Europa.

Serra Galega – local paradisíaco, de silêncio, ar puro e vistas espectaculares, verdadeiro espaço anti-stress, a Serra Galega é o sítio ideal para desfrutar da natureza no seu melhor…

Mais artigos...

Pág. 1 de 3

Início
Anterior
1